Coroinha do Sagrado Coração de Jesus
I
Amorosíssimo Jesus, quando medito no vosso Santíssimo Coração e O vejo todo piedade e bondade para com os pecadores, sinto o meu coração encher-se de alegria e de confiança de que será por Vós bem acolhido. Ai de mim, quantos pecados tenho cometido!… Mas, agora, penetrado de contrição, choro-os e detesto-os, como Pedro e Madalena, por serem ofensas a Vós, ó Sumo Bem. Eu Vo-lo suplico encarecidamente, pelo vosso Santíssimo Coração. Oxalá eu antes morra do que Vos ofenda! Que eu não viva senão para Vos Amar!
II
Bendigo o vosso humilíssimo Coração, ó meu bom Jesus, e Vos dou graças, porque ao dardes-m’O como exemplo, não só com veementes desejos me incitastes a imitá-l’O, senão que, à custa de tantas humilhações vossas, me proporcionastes e aplanastes o caminho. Como tenho sido insensato e ingrato!… Quanto me tenho extraviado!… Perdoai-me. Não mais quero ser soberbo e ambicioso; quero somente seguir-Vos com o coração humilde entre as humilhações, e alcançar a paz e a salvação. Dai-me Vós a graça para isto, e bendizei sempre o vosso pacientíssimo Coração.
III
Ao meditar no vosso pacientíssimo Coração. ó meu Jesus, fico confundido, e Vos dou graças por tantos exemplos maravilhosos de invicto sofrimentos, que nos deixastes. Eu me arrependo da minha indigna delicadeza, que se impacienta com a menor contrariedade. Ah! meu amado Jesus, infundi no meu coração um constante e forte amor às tribulações, às cruzes, às mortificações e à penitência, a fim de que, acompanhando-Vos ao Calvário, chegue convosco à glória e alegria do Paraíso.
IV
Que horror sinto de mim, ó meu amado Jesus, ao contemplar o vosso amantíssimo Coração e ao ver como o meu coração é tão diverso do vosso; pois eu me inquieto, agasto e lamento à menor sombra, gesto ou palavra que contrarie. Ah! Senhor, perdoai-me todos estes defeitos, e concedei-me para o futuro a graça de imitar em qualquer contrariedade a vossa inalterável mansidão e por tal modo gozar santa e perpétua paz.
V
Ó meu amado Jesus, vencedor da morte e do inferno, entoem-se louvores ao vosso generosíssimo Coração, que bem os merece. Quanto a mim, fico confundido ao ver o meu coração tão pusilânime, que estremece com qualquer injúria. Mas não serei mais assim! De Vós imploro tanta fortaleza e valor para sofrer as injúrias, que, combatendo e vencendo na terra, possa triunfar convosco no céu!
Pelas singulares prerrogativas do vosso dulcíssimo Coração, alcançai-me, ó Maria, Mãe de Deus e minha Mãe, uma verdadeira e permanente devoção ao Santíssimo Coração de Jesus, vosso Filho; e, assim, eu cumpra fielmente os meus deveres e com alegria sirva sempre, mas especialmente hoje, nosso Senhor Jesus Cristo.
℣. Coração de Jesus, abrasado em amor por nós.
℟. Inflamai os nossos corações de amor por Vós.
Oremos.
Vos suplicamos, ó Senhor, que o Divino Espírito Santo nos inflame naquele fogo que nosso Senhor Jesus Cristo do íntimo doseu Coração lançou no mundo e quis que se acendesses em labaredas por toda a parte. Ele, que vive e reina em todos os séculos dos séculos.
℟. Amen.