Oração a Nossa Senhora de Fátima
Virgem Imaculada, que pelo vosso Santo Rosário extinguistes outrora no seio da Igreja a nefasta heresia dos albigenses, por ele libertastes a cristandade do perigo muçulmano e robustecestes a piedade dos fiéis, extingui também no povo português, pela prática mais intensa da vossa devoção, os gérmenes de morte que fazem definhar a sua Fé, libertai-o de todos os perigos internos e externos que ameaçam a pureza dos seus costumes, fortalecei-o mais e mais, fazendo rejuvenescer nele o genuíno espírito de piedade que no Passado o fez um povo cristianíssimo, fidelíssimo e evangelizador.
E já que, por uma inefável prova de celestial predilecção, Vos dignastes visitar este povo que se ufana de ser vassalo vosso, mostrando-lhe dos montes da Fátima quão caro é ao vosso Coração, não deixeis nunca, Mãe amorosíssima, de o acalentar com esse mesmo amor de predilecção. Descansai sobre ele olhares de misericórdia, fazei-lhe sentir mais e mais a vossa suavíssima protecção e os doces atractivos do vosso Coração, que é coração de mãe.
Abençoai, ó Virgem Imaculada, a terra que Vos dignastes visitar, atraí a Vós todos os portugueses, patenteai-lhes os tesouros do vosso amor, revelai-lhes os arcanos do vosso Coração materno, fazei de cada coração português um órgão que vibre de amor por Vós e de Portugal inteiro um santuário de amor que corresponda com seu filial afecto ao vosso carinho maternal; e assim mereça agora e sempre ser chamado a Terra de Santa Maria. Amen.