A carregar documentos...
Missal
Santos
01 27
S. João Crisóstomo, B. C. e Doutor, a 27 de Janeiro
S. João Crisóstomo, nascido em Antioquia pelo ano de 347, era homem de grande génio, e sua poderosa eloquência valeu-lhe o sobrenome de Crisóstomo, boca de oiro. O povo de Constantinopla, ávido de ouvi-lo, reunia-se em grande número na sua Catedral. Apoderara-se de grande amor por S. Paulo, do qual dizia: « O coração de Paulo é o Coração de Cristo». Também ele amou apaixonadamente a Cristo e, à semelhança do Apóstolo, tudo suportou para não deixar lesar os direitos divinos. Com S. Atanásio, S. Gregório de Nazianzo e S. Basílio formam os quatro grandes Doutores da Igreja Oriental (Intr.). Arcebispo da cidade imperial, deu sempre àqueles dos quais se tornará o pai, o pão da palavra e da graça (Com.). A sua coragem em extirpar os vícios, «repreendendo em tempo e contratempo» (Ep.), a fim de ser constantemente o sal da sabedoria que garante as almas contra a corrupção (Ev.), valeu-lhe o exílio e toda a sorte de maus tratos (Al.). Morreu à comana da Transladação das suas relíquias sob Teodósio II em 438. Ouçamos com amor a palavra divina e coloquemo-lo no nosso coração, a fim de que a nossa vida seja o reflexo da vida de Deus.
Como na Missa In médio Ecclésiae , excepto:
Oração
Ecclésiam tuam, quǽsumus, Dómine, grátia cœléstis amplíficet: quam beáti Joánnis Chrysóstomi Confessóris tui atque Pontíficis illustráre voluísti gloriósis méritis et doctrínis. Per Dóminum nostrum...
Vos suplicamos, Senhor, que a graça celestial aumente a vossa Igreja, a qual quisestes ilustrar com os gloriosos méritos e ensinos do B. João Crisóstomo, vosso Confessor e Pontífice. Por nosso Senhor...
Gradual
Ecl. 44, 16
Ecce sacérdos magnus, qui in diébus suis plácuit Deo. ℣. ibid., 20 Non est inventus símilis illi, qui conserváret legem Excélsi.
Eis o grande sacerdote que nos dias da sua vida agradou a Deus. ℣. ibid., 20 Ninguém o igualou na observância das leis do Altíssimo.
Allelúja, allelúja. ℣. Jac. 1, 12 Beátus vir, qui suffert tentatiónem: quóniam, cum probátus fúerit, accípiet corónam vitæ. Allelúja.
Aleluia, aleluia. ℣. Tg. 1, 12 Bem-aventurado o varão que sofre com paciência a tentação, porque, quando acabar a provação, alcançará a coroa da vida. Aleluia.