A carregar documentos...
Missal
Santos
05 15
S. João Baptista de la Salle, Conf., a 15 de Maio
Nascido em Reims, a 30 de Abril de 1651, duma ilustre família, S. João Baptista de la Salle, tornou-se caro a todos, desde a sua infância, pelas virtudes de sua alma, a doçura de sua natureza e vivacidade de espírito. Em Paris, estudou a teologia, na Sorbona, foi cónego da Metrópole, com 17 anos. Ordenado sacerdote, celebrou o Santo Sacrifício com fé mui viva e grande amor, conservando estes sentimentos sempre que subia ao altar. Deus o suscitou «para dar aos pobres o ensino cristão e firmar a mocidade no caminho da verdade». Fundou, com esse desígnio, uma nova congregação religiosa por ele intitulada «Os Irmãos das Escolas Cristãs», espalhada, em breve, por todo o mundo. Por humildade e pelo amor à pobreza renunciou ao canonicato distribuindo aos pobres todos os seus bens. «Inflamado de zelo pela salvação das almas», diz o Breviário, «consumiu a existência em trabalhar para seu maior bem. Castigava-se assiduamente por jejuns, flagelações e outras austeridades; passava noites em orações. Tal foi a sua vida, notável em todas as virtudes, especialmente na obediência e zelo no cumprimento da vontade divina, amor e dedicação para com a Sé Apostólica. Carregado de méritos, adormeceu no Senhor em Rouen, numa Sexta-Feira Santa a 7 de Abril de 1719 com a idade de 68 anos». Aplicava-se em ocultar a sua vida nas mais humildes funções, servindo a Jesus nos pequeninos. Foi exaltado pelo Divino Ressuscitado, cuja glória compartilha, continuando a abençoar a sua obra, no universo inteiro. À imitação do Santo, «tenhamos grande zelo em procurar a glória de Deus salvando-lhes almas, a fim de merecermos igual recompensa no céu».
Oração
Deus, qui, ad christiánam páuperum eruditiónem et ad juvéntam in via veritátis firmándam, sanctum Joánnem Baptístam Confessórem excitásti, et novam per eum in Ecclésia famíliam collegísti: concéde propítius; ut ejus intercessióne et exémplo, stúdio glóriæ tuæ in animárum salúte fervéntes, ejus in cœlis corónæ partícipes fíeri valeámus. Per Dóminum...
Ó Deus, que para o ensino dos pobres e para a firmeza dos jovens no caminho da verdade fizestes aparecer o Santo Confessor João Baptista, pelo qual fundastes uma nova família na Igreja, concedei-nos propício que, pela sua intercessão e seguindo o seu exemplo, sejamos devorados pelo zelo da glória de Deus para a salvação das almas, a fim de que possamos tornar-nos seus companheiros de glória no céu. Por nosso Senhor...
Evangelho
Mt. 18, 1-5
Sequéntia sancti Evangélii secúndum Matthǽum.
Continuação do santo Evangelho segundo S. Mateus.
In illo témpore: Accessérunt discípuli ad Jesum, dicéntes: Quis, putas, major est in regno cœlórum? Et ádvocans Jesus párvulum, státuit eum in médio eórum et dixit: Amen, dico vobis, nisi convérsi fuéritis et efficiámini sicut párvuli, non intrábitis in regnum cœlórum. Quicumque ergo humiliáverit se sicut párvulus iste, hic est major in regno cœlórum. Et qui suscéperit unum párvulum talem in nómine meo, me súscipit.
Naquele tempo, aproximaram-se de Jesus os seus discípulos, dizendo-Lhe: «Qual pensais Vós que é o maior no reino dos céus?». E Jesus, havendo chamado um pequeno, colocou-o no meio deles e disse: «Em verdade vos digo: se vos não converteis e vos não tornais como os pequenos, não entrareis no reino dos céus. Todo aquele, pois, que se fizer pequeno, como este menino, esse é o maior no reino dos céus; e quem receber um pequeno, como este, em meu nome, recebe-me a mim mesmo».