A carregar documentos...
Missal
Santos
07 14
S. Boaventura, B. Confessor e Doutor, a 14 de Julho
S. Boaventura nasceu na Toscana, em 1221. Entrou para a Ordem franciscan após uma cura milagrosa, devida à intercessão de São Francisco de Assis. Teve por mestre Alexandre de Hales o qual gostava de dizer, referindo-se ao seu discípulo virginal, que parecia ter sido preservado do pecado original. Aos trinta anos tornou-se doutor (Or.) e foi professor na Universidade de Paris ao mesmo tempo que Santo Tomás Aquino, a quem era muito unido. Deram-lhe o título de Doutor seráfico. Nomeado Geral da Ordem, depois Cardeal da Igreja (Com., Ale.), morreu em 1274 por ocasião do Concílio geral de Lião, em que Gregos e Latinos lhe admiravam imensamente o ardor e clareza que dele fazia um astro de fé.
Como na Missa In médio Ecclésiae , excepto:
Gradual
Sl. 36, 30-31
Os justi meditábitur sapiéntiam, et lingua ejus loquétur judícium. ℣. Lex Dei ejus in corde ipsíus: et non supplantabúntur gressus ejus.
A boca do justo falará com sabedoria e a sua língua proclamará a justiça. ℣. A lei do seu Deus está no seu coração e os seus pés não tropeçarão.
Allelúja, allelúja. ℣. Ps. 109, 4 Jurávit Dóminus, et non pœnitébit eum: Tu es sacérdos in ætérnum, secúndum órdinem Melchísedech. Allelúja.
Aleluia, aleluia. ℣. Ps. 109, 4 O Senhor jurou, e não se arrependerá: tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque. Aleluia.
Ofertório
Sl. 88, 25
Veritas mea et misericórdia mea cum ipso: et in nómine meo exaltábitur cornu ejus.
A minha fidelidade e a minha misericórdia estarão com ele: e o seu poder exaltar-se-á pelo meu nome.
Secreta e Postcomúnio