A carregar documentos...
Missal
Santos
08 20
S. Bernardo, Confessor e Doutor, a 20 de Agosto
Apraz à Igreja celebrar no curso da Oitava da Assunção, São Bernardo, o Doutor das palavras de mel, Doctor mellifluus, cujo principal título de glória, foi o de ter cantado, com indizível ternura e ardente piedade, nas suas orações, obras e sermões, as grandezas de Maria. Nascido em 1091, na Borgonha, de família nobre, soube, desde a idade de vinte e dois annos, ganhar a Jesus Christo, trinta fidalgos que abraçaram com ele a vida monástica, em Gister. A Ordem Cisterciense, ramo oriundo do velho tronco beneditino, aí adquiriu um novo vigor, permitindo-lhe cobrir com os seus rebentos a Europa inteira. O Justo, diz o Ofertório, florescerá como a palma e multiplicar-se-á como o cedro do Líbano, No celebre mosteiro, fundado pouco depois por Bernardo no vale de Absintho à margem esquerda do Alba e do qual foi o primeiro Abade (Comm.), diariamente derramava, sobre uma comunidade de 700 monges, os tesouros de doutrina e sabedoria que Deus lhe confiara e lhe tornaram o nome para sempre imortal (Intr., Ep., Grad.). Monge austero, grande orador, cristão e sábio doutor, foi o archote de que faz menção o Evangelho, iluminando o mundo no século XII e imprimindo-lhe o caracter cristão que o distingue. O Papa Eugénio III, que fora por ele formado na vida monástica, solicita e recebe os seus conselhos; no Concílio de Etampes, põe fim a um cisma que, opondo Anacleto a Inocêncio II, perturbava o clero e o povo de Roma. É consultado por Guilherme de Aquitânia, pela duquesa de Lorena; pela condessa da Bretanha; por Henrique, filho do rei de França; Pedro, filho do rei de Portugal; Luiz VI; Luiz VII; Conrado; Lothario e o Abade de Saint-Denis. Vence, no Concílio de Laon, o célebre doutor Abelardo e desmascara, com sua poderosa lógica, os erros de Arnaldo de Brescia e de Pedro de Bruys (Ev.). Ataca, enfim, o Islamismo e, pregando a segunda cruzada em Vezelay, levanta, com sua cativante eloquência, toda a velha Europa. São Bernardo morreu em Claraval, a 20 de Agosto de 1153, e seu corpo foi depositado aos pés do altar da Virgem Maria. Deixava após si cento e sessenta mosteiros por ele fundados na Europa e na Ásia. Seus escritos, cheios de doutrina inspirada pela sabedoria divina, fizeram-no colocar entre os Doutores da Igreja, por Pio VIII. Recorramos à intercessão, no céu, de quem, na terra, nos ensinou o caminho para a vida (Or.); peçamos-lhe o seu amor à SSm Virgem, Mãe de Deus, e digamos com piedade a antífona do Tempo: Salve Regina, cujos últimos três brados: Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria, lhe são atribuídos.
Como na Missa In médio Ecclésiae , excepto:
Epístola
Ecl. 39, 6-14
Léctio libri Sapiéntiæ.
Lição da Ep.ª do B. Ap.º Paulo aos Coríntios.
Justus cor suum tradet ad vigilándum dilúculo ad Dóminum, qui fecit illum, et in conspéctu Altíssimi deprecábitur. Apériet os suum in oratióne, et pro delíctis suis deprecábitur. Si enim Dóminus magnus volúerit, spíritu intellegéntiæ replébit illum: et ipse tamquam imbres mittet elóquia sapiéntiæ suæ, et in oratióne confitébitur Dómino: et ipse díriget consílium ejus et disciplínam, et in abscónditis suis consiliábitur. Ipse palam fáciet disciplínam doctrínæ suæ, et in lege testaménti Dómini gloriábitur. Collaudábunt multi sapiéntiam ejus, et usque in sǽculum non delébitur. Non recédet memória ejus, et nomen ejus requirétur a generatióne in generatiónem. Sapiéntiam ejus enarrábunt gentes, et laudem ejus enuntiábit ecclésia.
O justo aplicará o seu coração e vigiará desde o romper do dia para se unir ao Senhor, que o criou, e oferecer as suas preces ao Altíssimo. Abrirá a sua boca para orar e implorar o perdão dos seus pecados; pois, se o soberano Senhor quiser, enchê-lo-á com o espírito da inteligência. Então ele espalhará, como chuva, as palavras da sua sabedoria e abençoará o Senhor na sua oração. O Senhor inspirará os seus conselhos e instruções; e ele compreenderá os mystérios divinos. Publicará a doutrina, que tiver aprendido, e a sua glória será manter-se na lei da aliança com o Senhor. Sua sabedoria receberá louvor de muitos e não cairá no esquecimento. Sua memória se não apagará. Seu nome será honrado de geração em geração. As nações publicarão a sua sabedoria e a Igreja anunciará os seus louvores.