A carregar documentos...
Missal
Santos
09 29
Dedicação de S. Miguel Arcanjo, a 29 de Setembro
O dia 29 de Setembro era outrora consagrado a todos os Anjos (Intr., Or., Grad., Comm.) e o Papa Bonifácio II, cerca do anno 530 escolheu essa data para consagrar a S. Miguel uma igreja no grande circo, em Roma. A Missa composta para a circunstância é a do XVIII Domingo depois de Pentecostes, e refere-se a uma consagração de igreja. A de hoje pertence a uma época mais recente. O nome de Miguel significa em hebraico: Quem é como Deus, e lembra o combate travado no céu entre o Arcanjo de Deus que mereceu ser colocado á frente da milicia celeste e o demónio. Caídos em poder de Satanás pelo pecado, a S. Miguel compete continuar a luta para libertar-nos (All. e Oração depois da Missa) e dele dependem os nossos anjos da guarda. S. Miguel venceu o orgulho de Satanás e nos obtém a humildade; ele também preside ao culto de adoração prestado ao Altissimo, pois oferece a Deus as orações dos Santos, simbolizadas pelo incenso cuja fumaça sobe aos céus (Off., Benção do incenso). Quando o cristão deixa este mundo, pede-se que o porta-estandarte, S. Miguel o introduza no céu e, por isso, é muitas vezes representado com a balança da justiça divina onde são pesadas as almas. Seu nome é citado no Confiteor, em seguida ao de Maria, a Rainha dos Anjos. Anjo protector da Sinagoga, S. Miguel também o é da Igreja, que lhe sucedeu, e a liturgia atribui-lhe a revelação do futuro feito a S João no Apocalypse (Ep.).
Gradual
Sl. 102, 20 & 1
Benedícite Dóminum, omnes Angeli ejus: poténtes virtúte, qui fácitis verbum ejus. ℣. Benedic, ánima mea, Dóminum, et ómnia interióra mea, nomen sanctum ejus.
Bendizei o Senhor, ó Anjos do Senhor, que sois poderosos e cheios de força, e cumpris as ordens do Senhor. ℣. Bendizei o Senhor, ó minha alma; que toda minha alma bendiga o nome do Senhor.
Allelúja, allelúja. ℣. Sancte Míchaël Archángele, defénde nos in prǿlio: ut non pereámus in treméndo judício. Allelúja.
Aleluia, aleluia. ℣. S. Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, para que não pereçamos no dia do tremendo juízo. Aleluia.