Oração da Manhã

Tendo feito o Sinal da Cruz , ajoelha-te e reza:

Meu Senhor e meu Deus, humildemente Vos adoro em união com todos os Anjos e Santos. Eu Vos dou graças pelo vosso infinito amor, particularmente por me haver-des conservado com tanta bondade e misericórdia até hoje. Ofereço-Vos as acções deste dia: fazei que sejam todas segundo a vossa santa vontade e peço-Vos que neste dia me preserveis do pecado, e me livreis de todo o mal. Que a graça do Senhor, nosso Deus, resplandeça a nossos olhos. Inspirai lá do vosso trono, as nossas obras, assim como o trabalho das nossas mãos.

Hino Jam lucis

Jam lucis orto sídere, Deum precémur súpplices, Ut in diúrnis áctibus Nos servet a nocéntibus.
Com o sol que se alevanta, A Deus se elevam nossas súplicas, Nos actos diurnos, Nos preserve de todo o mal.
Linguam refrénans témperet, Ne litis horror ínsonet: Visum fovéndo cóntegat, Ne vanitátes háuriat.
Moderai a nossa língua, A mentira nos não manche, Nos anime e guarde a vista, Para em vaidades se não perder.
Sint pura cordis íntima, Absístat et vecórdia; Carnis terat supérbiam Potus cibíque párcitas.
Seja puro em nosso peito o coração, E banida a loucura: A carne nos tempere a suberba, E a bebida reprima o orgulho.
Ut, cum dies abscésserit, Noctémque sors redúxerit, Mundi per abstinéntiam Ipsi canámus glóriam.
E quando a tarde descer, E quando a noite chegar, Esquecendo-nos do mundo, Cantemos a vossa glória.
Deo Patri sit glória, Eiúsque soli Fílio, Cum Spíritu Paráclito, Nunc et per omne sǽculum.
A Deus Pai se dê glória, E ao seu Filho também, Assim como ao Espírito Paráclito, Agora e para todo o sempre.

Oferecimento de si mesmo

Tomai, Senhor, e recebei, toda minha liberdade, a minha memória, o meu entendimento e toda minha vontade. Tudo quanto tenho e possuo de Vós o recebi. Por isso a Vós, Senhor, o entrego e restituo para que disponhais de tudo segundo a vossa vontade. Concedei-me somente o vosso amor e a vossa graça que isto me basta, nem outra coisa desejo da vossa misericórdia infinita.

Consagração do dia

Dirigere et sanctificare, regere et gubernare dignare, Dómine Deus, Rex cæli et terræ, hodie corda et corpora nostra, sensus, sermones et actus nostros in lege tua et in operibus mandatorum tuórum, ut hic et in æternum, te auxiliante salvi et liberi esse mereámur, Salvator mundi, qui vivis et regnas in sǽcula sæculórum. Amen.
Ó Senhor Deus, Rei do céu e da terra, dignai-Vos dirigir e santificar, mandar e governar os nossos corações e os nossos corpos, os nossos pensamentos, as nossas palavras e as nossas acções, segundo a vossa lei e no cumprimento dos vossos Mandamentos, afim de que aqui e eternamente com vosso auxílio mereçamos alcançar a salvação e a liberdade, Ó Salvador do mundo, que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amen.

Consagração a Maria Santíssima

Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós. E em prova da minha devoção para convosco Vos consagro neste dia, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e todo meu ser. E porque assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como propriedade vossa. Que o Senhor nos abençoe, nos preserve de todo o mal e nos conduza até à vida eterna; e que as almas dos fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz. Amen.


Logo
Existem novos conteúdos, clique aqui para actualizar.