Santíssima Virgem, Mãe de Deus, eu Vos ofereço este rosário em desagravo do Santíssimo Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, e em desagravo do Vosso Coração Imaculado; e pelas intenções que Vos apresento: (Referir as intenções.)
Primeiro mistério: Meditemos na Anunciação do Arcanjo São Gabriel à Santíssima Virgem, e roguemos a virtude da humildade.
Segundo mistério: Meditemos na Visitação da Santíssima Virgem a Sua Prima, Santa Isabel, e roguemos a caridade para com o próximo.
Terceiro mistério: Meditemos no Nascimento do Menino Jesus, e roguemos o desprendimento dos bens do mundo.
Quarto mistério: Meditemos na Apresentação do Menino Jesus no Templo e na Purificação de Nossa Senhora, e roguemos a obediência e a pureza do espírito e do coração.
Quinto mistério: Meditemos na Perda e no Encontro do Menino Jesus no Templo, e roguemos o conhecimento das coisas divinas e a prontidão no serviço de Deus.
Terça-feira e Sexta-feiraPrimeiro mistério: Meditemos na Agonia de N. S. Jesus Cristo, e roguemos a contrição dos nossos pecados.
Segundo mistério: Meditemos na flagelação de N. S. Jesus Cristo, e roguemos a mortificação dos sentidos.
Terceiro mistério: Meditemos na Coroação de Espinhos de N. S. Jesus Cristo, e roguemos a mortificação do espírito e do coração.
Quarto mistério: Meditemos em N. S. Jesus Cristo levando a Cruz para o Calvário, e roguemos a paciência e a resignação.
Quinto mistério: Meditemos na Crucifixão e Morte de N. S. Jesus Cristo, e roguemos o amor a Deus e a salvação das almas.
Quarta-feira, Sábado e DomingoPrimeiro mistério: Meditemos na Ressurreição de N. S. Jesus Cristo, e roguemos para recebermos o dom da fé e para a conversão dos pecadores.
Segundo mistério: Meditemos na Ascensão de N. S. Jesus Cristo, e roguemos a esperança e o desejo do céu.
Terceiro mistério:Meditemos na descida do Divino Espírito Santo, e roguemos o amor a Deus e o zelo da salvação das almas.
Quarto mistério: Meditemos na Assunção da Santíssima Virgem, e roguemos a graça de uma boa morte e a devoção a Nossa Senhora.
Quinto mistério: Meditemos na Coroação da Santíssima Virgem, e roguemos a perseverança final e a confiança em Nossa Senhora.
Com aquele profundíssimo respeito que a Fé me inspira, ó meu Deus e meu Salvador, Jesus Cristo, verdadeiro Deus e Homem, eu Vos adoro e amo com todo o coração no Augustíssimo Sacramento do Altar, em reparação de todas as irreverências, profanações e sacrilégios que por minha desgraça tenha cometido até agora, assim como de todos os que no passado se têm feito ou possam (tal não permita Deus) no futuro fazer-se. Adoro-Vos, pois, ó meu Deus, não só pelo muito que sois digno de ser amado e adorado, mas, ao menos, conforme o que posso; e quisera poder fazê-lo com aquela perfeição de que são capazes todas as criaturas racionais. Deste modo, tenho intenção de Vos adorar agora e sempre, não só por aqueles Católicos que Vos não adoram nem amam, mas ainda em compensação da adoração que Vos devem os infiéis, os hereges, os cismáticos, os ímpios, os blasfemos, os profanadores, os idólatras, os judeus, os maometanos e todos os outros que Vos injuriam e perseguem, e pela conversão de todos eles. Ah! Sim, meu Jesus, permiti que todos Vos conheçam, adorem e amem, e Vos dêem graças a todo o momento no Santíssimo e diviníssimo Sacramento. Amen.
Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam!
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E, pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.