Saltar para o conteúdo

Dedicação da Catedral de Évora, a 22 de Maio

Intróito

Exultemos todos no Senhor, celebrando a festa da Dedicação da Igreja Eborense, de cuja santificação se alegram os Anjos, que louvam o Filho de Deus. Aleluia, aleluia. Amei, Senhor, o esplendor da vossa Casa e o lugar em que habita a vossa glória. ℣. Glória ao Pai…

Oração

Ó Deus, que quisestes reformar a Igreja Eborense na festividade do B. Mâncio, vosso discípulo e Mártir, Vos suplicamos que auxilieis com os dons celestes o vosso povo, a fim de que, cumprindo sempre a disciplina eclesiástica, alcance a vida eterna. Ó Vós, que viveis e reinais…

Evangelho

Continuação do santo Evangelho segundo S. João.

Naquele tempo, celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação. Era no Inverno. E Jesus passeava no templo, no pórtico de Salomão. Rodearam-n’O, então, os judeus e disseram-Lhe: «Até quando nos trareis perplexos? Se sois o Cristo, dizei-nos claramente». Jesus respondeu-lhes: «Eu já vo-lo disse, mas não me acreditais. As obras que faço em nome de meu Pai dão testemunho de mim; porém, vós não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. Minhas ovelhas ouvem a minha voz. Eu conheço-as e elas seguem-me. Dou-lhes a vida eterna e jamais perecerão, porque ninguém as arrebata da minha mão».