Saltar para o conteúdo

S. Lourenço de Brindes, Conf., a 22 de Julho

Intróito

Descobrirei as obras de Deus pelas suas palavras. O sol, iluminando o mundo, vê todas as coisas: e a glória do Senhor brilha nas suas obras. Apareça o Senhor e desapareçam os seus inimigos! Que aqueles que O odeiam fujam da sua presença. ℣. Glória ao Pai…

Oração

Deus, qui ad árdua quæque pro nóminis tui glória et animárum salúte beáto Lauréntio, Confessóri tuo atque Doctóri, spíritum sapiéntiæ et fortitúdinis contulísti: da nobis in eódem spíritu et agénda cognóscere; et cógnita, ejus intercessióne, perfícere.

Ó Deus, que para glória do vosso nome e salvação das almas ornastes o B. Lourenço, vosso Confessor, com o espírito de conselho e de fortaleza nas obras ainda as mais árduas, concedei-nos pela sua intercessão o mesmo espírito, a fim de conhecermos o que devemos praticar e de praticarmos o que houvermos conhecido. Por nosso Senhor…

Epístola

Lição da Ep.ª do B. Ap.º Paulo aos Coríntios.

A caridade de Cristo obriga-nos. Se considerarmos que um só morreu por todos, então todos morreremos. Ora Cristo morreu por todos, para que os que vivem, já não vivam para si, mas para Aquele que morreu e ressuscitou por eles. Eis porque não conhecemos ninguém, segundo a carne; e, se conhecemos Jesus Cristo segundo a carne, agora já o não conhecemos assim. Se alguém, pois. é de Cristo, é uma criatura nova; o passado já desapareceu e tudo se tornou novo. Tudo vem de Deus, que nos reconciliou consigo por Cristo e que nos confiou o ministério da reconciliação; porquanto Deus estava verdadeiramente em Cristo quando se reconciliou com o mundo, lhe não imputando mais os seus pecados e revestindo-nos com o poder da reconciliação. Nós cumprimos, pois, o cargo de embaixadores de Cristo, e é Deus quem vos exorta, servindo-se de nós. Nós vos conjuramos, invocando o nome de Cristo, a que vos reconcilieis com Deus, o qual por amor de vós tratou Aquele que não tinha pecado como se o tivesse, a fim de que por Ele nos tornássemos justos na justiça que vem de Deus.

Gradual

O Senhor é a minha fortaleza e a minha glória, pois foi o meu Salvador. Ele é o meu Deus: eu O glorificarei. O Senhor apareceu, como um guerreiro: e chama-se omnipotente.

Aleluia, aleluia. Invocou o Altíssimo e o Omnipotente quando os inimigos o atacaram de todos os lados; e Deus, que é excelso e santo, ouviu-o. Aleluia.

Evangelho

Ofertório

Ele quis que minha boca fosse como uma espada aguda. Protegeu-me com a sombra da sua mão de reserva, como uma flecha escolhida.

Secreta

Fazei, ó Deus, que as lágrimas da salutar penitência nos tornem dignos de nos aproximarmos deste celestial banquete, o qual era tão suave à candura da alma do B. Lourenço. Por nosso Senhor…

Comúnio

Os poderosos ficarão admirados quando me virem; e a face dos príncipes manifestará a sua admiração.

Postcomúnio

Possamos nós, Senhor, ficar eternamente saciados com esta alegria da vossa divindade, cujo gozo o B. Lourenço experimentou no sacrossanto mystério do altar. Por nosso Senhor…