S. Geraldo, Bispo e Conf., a 5 de Dezembro, Na Arquidiocese de Braga
Intróito
℣. Gloria Patri…
Um ínclito Confessor de Deus, lustre muito esplendoroso ante o Senhor, pérola e modelo dos Prelados, hoje coroado, com o qual as celestiais coortes rejubilam, entra nos céus, onde sem fim reina com Cristo. Ó justos, exultai no Senhor: àqueles que têm o coração recto fica bem a glória. ℣. Glória ao Pai…
Oração
Ó Senhor, Vos suplicamos, que os preciosos méritos do B. Geraldo, vosso Confessor e Pontífice, nos defendam; e que por suas preces seja bem dirigida a Igreja. Por nosso Senhor…
Epístola
Gradual
Veneremos devotadamente, do íntimo do coração e da alma, a veneranda festividade de hoje, em que o B. Geraldo, Confessor de Cristo, passou alegre deste mundo para os céus. Por isso o B. Geraldo, acabado o tempo da sua vida, é alistado nos exércitos celestiais.
Aleluia, aleluia. Geraldo foi esse servo do Senhor que, lutando à hora da sua morte com o demónio, o venceu. Aleluia.
Evangelho
Ofertório
Alegra-te, cidade de Braga, com tão excelso Padroeiro, o qual permitiu Deus que fosse sepultado dentro dos teus muros. Por seu intermédio obtiveste de Deus milagres inumeráveis.
Secreta
Seja aceite na vossa presença, ó Senhor, a oblação do vosso fiel povo e permiti que lhe seja salutar, por intercessão do B. Geraldo, vosso Confessor e Pontífice, em cuja solenidade ela Vos é oferecida. Por nosso Senhor…
Comúnio
Ó quão glorioso é este Confessor de Deus, com o qual no céu exultam os exércitos dos Santos!
Postcomúnio
Ó Deus, remunerador das almas fiéis, concedei-nos a graça de alcançarmos o perdão por intermédio das preces do B. Geraldo, vosso Confessor e Pontífice, cuja veneranda festividade hoje celebramos. Por nosso Senhor…