Santa Colomba, Virgem e Mártir, a 20 de Julho, Na Diocese de Coimbra
Intróito
Seção intitulada “Intróito”Quem me dará asas, como as da pomba! Então voarei e descansarei. Eis que me afastei, fugindo, e permaneci na solidão. Esperava Aquele que me salvou. Ouvi, ó Deus, a minha oração; não desprezeis a minha súplica; atendei-me e ouvi-me. ℣. Glória ao Pai…
Ó omnipotente e eterno Deus, olhai propício para a nossa fraqueza; e, assim como concedestes a fortaleza à B. Colomba, vossa Virgem, para suportar o martírio da Cruz, assim também, protegendo-nos com sua intercessão, acolhei-nos à dextra da vossa majestade. Por nosso Senhor…
Epístola
Seção intitulada “Epístola”Gradual
Seção intitulada “Gradual”O meu inimigo arruinou as minhas veredas e afligiu-me até à desolação. Armou o seu arco, apontou-o para mim, como alvo da sua seta, e cravou nos meus rins as setas da sua aljava.
Aleluia, aleluia. Suportei a dor das setas até à morte de cruz, para ser fiel ao meu Senhor Jesus. Aleluia.
Evangelho
Seção intitulada “Evangelho”Ofertório
Seção intitulada “Ofertório”Nunca Deus permita que me glorie senão na Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.
Secreta
Seção intitulada “Secreta”Senhor, que este sacrifício, que Vos é oferecido pelos auxílios dos méritos da B. Colomba, vossa Virgem e Mártir, nos conserve a vida e nos proteja. Por nosso Senhor…
Comúnio
Seção intitulada “Comúnio”Ergue-te, minha amiga, minha única beleza, e vem. Ó minha pomba, escondida nas fendas das rochas e nas cavernas dos muros em ruínas, mostra-me o teu rosto e faz-me ouvir a tua voz. A tua voz é doce, o teu rosto é belo.
Postcomúnio
Seção intitulada “Postcomúnio”Pela participação que tivemos neste mystério, Senhor, confirmai os vossos servos na confissão da verdadeira fé, pela qual a B. Colomba não duvidou sofrer o martírio da Cruz e derramar o sangue. Por nosso Senhor…